quarta-feira, maio 9

Web 3.0!? Será!?

Outro dia estava lendo sobre a Web 3.0. É sim! Web 3.0. Já é assunto nas páginas dos jornais e nos BLOGs mais antenados. Uns falando bem, outros nem tanto...
Em linhas gerais, definimos a Web 3.0, como a Web semântica, a Web que passa a dar sentido aos dados. Sistemas que conseguirão não só apresentar o dado ou informação, mas dar contexto a esse dado.
Imagine que o Google respondesse, precisamente, a seguinte questão: "preciso da configuração de um computador para jogos e edição de imagens?" Para isso, seria necessário que o Google, ou qualquer outro sistema, além de conhecer as configurações possíveis para micros, soubesse para que serve e qual a melhor aplicação de cada uma delas.
Para essa situação acontecer, é fundamental a criação de um segundo nível de informação, ou seja, a criação de dados que descrevem dados, ou os metadados.
Em curtas palavras: sistemas mais inteligentes e dados que descrevem dados, essa é a Web 3.0.
Minhas leituras me puseram a refletir. Tudo isso aí é muito bacana. Para o pessoal dos conceitos é um prato cheio. Para os técnicos e desenvolvedores é um interessante (mais programação e modelos de dados e sistema, na verdade, conseqüência). Mas... E para as pessoas? O que isso significa? Qual a relevância? Como elas vão lidar com isso?

Fonte: http://www.wikirus.com.br/Web_3.0,_2.0,_1.0%3F_O_que_isso_significa%3F

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode ser que essa demonstração ajude a entender.