quinta-feira, abril 12

Agência de Propaganda do Ano: o consumidor


Esse negócio de CGM (consumer generated media, ou seja, a mídia ou conteúdo gerado pelo consumidor em favor das marcas) está começando a ficar sério. O maior veículo do mundo da propaganda, o jornal Advertising Age, acaba de eleger o consumidor a agência do ano. Eu nem ia fazer um post dessa notícia, mas após ler a matéria, achei que era interessante ressaltar alguns pontos:
“Uma marca era até hoje a experiência que um consumidor tinha dela. A diferença hoje é que os consumidores possuem muitas formas de comunicar essas experiências, e eles confiam mais na opinião de outras pessoas do que nas promessas de venda. Consequentemente, eles estão influenciando as estratégias de marketing como munca antes”.
“Um ambiente de mídia mais interativo deu aos consumidores as ferramentas para ficarem melhor informados e menos suscetíveis ao modelo de comunicação unidirecional, que vem a ser a fonte do crescimento dos anúncios de 30 segundos e, com ele, das agências de propaganda”.
Ty Montague, diretor de criação e co-presidente do escritório de NY da JWT resumiu assim o impacto do CGM no atual trabalho das grandes agências: “Nós estamos sendo forçados a trabalhar mais rápidos e a tentar gastar menos dinheiro, e isso é uma coisa positiva. Muda a forma com que validamos algumas idéias, e permite fazer vários protótipos do trabalho, a um baixo custo”.
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