quarta-feira, junho 27

Um meio social participativo e em rede.

Segundo o dicionário básico da língua portuguesa:

aldeia s.f (do Ár. aldaya)
povoação rústica.

global adj.
considerado no conjunto ou em globo.



--------------§--------------

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aldeia global

O conceito de “aldeia global” foi criado por um sociólogo canadense chamado Marshall McLuhan, o primeiro a teorizar as transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica dos meios de comunicação.

Aldeia global quer dizer simplesmente que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive.

Como representante da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. As formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais e entre indivíduos. Então, somente agora, com a consolidação da internet é que o conceito começa a se concretizar.

O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), particularmente da World Wide Web.


Essa profunda interligação entre todas as regiões do globo originaria uma poderosa teia de dependências mútuas e, desse modo, promoveria a solidariedade e a luta pelos mesmos ideais, em prol do desenvolvimento sustentável da Terra, superfície e habitat desta “aldeia global”.

Na verdade, não deixa de ser verdade que, como já evidenciava a teoria do efeito borboleta (teoria do caos), um acontecimento em determinada parte do mundo tem efeitos a uma escala global.

Para termos uma idéia deste conceito, é preciso lembrarmos a sua ambivalência: por um lado, saber que parte do pressuposto de uma maior aproximação entre as pessoas e da conseqüente necessidade de uma responsabilização global; por outro, saber que é um conceito exclusivo dos que têm acesso a informação e, portanto, excludente.

Um comentário:

Anônimo disse...

A UNESCO principal foco de expressão dos países “subdesenvolvidos”, ou “em desenvolvimento”. A discussão levantada nesse debate( A Unesco e a Nova Ordem Mundial) tinha como objetivo propor novas soluções para os problemas da comunicação. Problemas esses que têm a ver com as desigualdades geradas pela política dos meios de comunicação. As soluções implantadas não foram aplicadas pois a não convinha à "ideologia dominante" (leia-se EUA e Rússia, nesse caso).
As novas tecnologias de informação são responsáveis pela globalização da informação e do mundo.