terça-feira, junho 5

Blogar pra quê?

Desde os primórdios da História o ser humano tem necessidade de se comunicar. Seja através de gestos ou sinais de fumaça, as pessoas inventam jeitos cada vez mais inovadores de se expressarem. O jeito que mais cresce hoje em dia, em termos internéticos, é o blog. Todo mundo sabe o que é um blog. Mas você já se perguntou porque raios mantém ou visita um?



O jornalista Claudio Ferreira, do IDGNow, listou nove tipos de blogs e blogueiros, de uma forma bem interessante:
1. Blog como diário – a sua mãe ou a sua avó tinha um livrinho com paginas em branco, uma quase agenda, que ela se dispunha a escrever todo dia e chamava de diário. Esse diário foi transposto para o ambiente web no ano de 1997 com o nome de blog. De lá para cá, mais e mais jovens fazem uso dele. Quem lê: os pais que querem se informar sobre os filhos, amigos/amigas e futuros "prospects" amorosos ou gente invejosa mesmo.
2. Anonimato nunca mais – pessoas tímidas ou com um grande desejo de serem notadas montam blogs com informações pessoais, algumas bem mais apimentadas que outras. Quem lê: voyeurs em geral ou a sua mãe, que fica escandalizada.
3. Diário de viagem – o sujeito fez uma viagem bacana e quer que todos os amigos, inimigos e quem mais se interessar leia sobre a sua trip. Quem realmente lê: namorados/namoradas, ex-namorados/ex-namoradas e alguns familiares.
4. Sou jornalista, e daí? – como todo jornalista que se preze, o profissional quer se fazer notar, quer opinar até mesmo sobre algo que ele ouviu falar vagamente. Exemplo: massacre étnico na região de Darfur. Em especial, o sujeito que em alguns casos não tem espaço para falar tudo que deseja. Quem lê: os amigos para falar mal dele depois e alguns internautas.
5. Hora extra – também na categoria jornalista, muitas empresas de comunicação viram que algumas de suas "estrelas" davam Ibope na web ao escrever um blog. Resultado, elas cooptaram ou "pediram delicadamente" para que os blogs de seus profissionais estivessem dentro do site-mãe da empresa. Outros jornalistas, que eram mais resistentes ou céticos, foram "convidados" a montar um blog. Quem lê: internautas em busca de informação diferenciada... mas nem tanto assim.
6. Quero ser jornalista quando crescer – uma derivação das categorias anteriores. É o cara que pretende transformar o seu blog em uma verdadeira alternativa de informação, mesmo que isso seja bem utópico. Nos Estados Unidos existem exceções, gente que montou verdadeiras redes de informantes, se tornando referência no mundo do cinema e até na política, exercendo de fato um jornalismo alternativo. Quem lê: qualquer pessoa.
7. Até no trabalho – muitas corporações entraram na onda nos últimos anos e viram que o blog pode ser um instrumento de aproximação com o cliente. Meio marketing, meio relações-públicas... esses blogs ganham espaço e verbas. Vide o blog criado pelo presidente mundial da Ford. Mas é ele que lê e escreve tudo? Claro que não, o que importa é o mito. Quem lê: consumidores avisados e desavisados.
8. Comunidade – no período pré-Orkut, muitos blogs foram criados para fomentar comunidades. Exemplo: eu gosto do Chaves ou eu gosto de música de Cabo Verde. A idéia se diluiu nos últimos anos com o surgimento das ferramentas específicas de comunidades, como o Orkut. Quem lê: quem faz blogs e o público em geral.
9. Eu te odeio! – páginas que servem para dizer o quanto se odeia determinada pessoa, empresa, político etc. O que motiva, no entanto, pode ser tão nebuloso ou parcial quanto o fato de não gostar de quiabo. Quem lê: quem odeia.



Eu diria que este blog se enquadra na categoria 6, ou seja, quero ser jornalista quando crescer, mas o detalhe é que não quero ser jornalista quando eu crescer. Nada contra os jornalistas, mas apesar de sermos aspirantes a Relações Públicas, não é exatamente verdade aqui. Também não vou começar a falar que aqui somos algum tipo de "santos da expressão" ou que somos totalmente isentos de qualquer influência, mas pelo menos não ficamos idealizando nossa profissão como se ela fosse a coisa mais isenta do mundo. Acima de tudo, acreditamos que ao colocar sua opinião na internet você tem um objetivo, mesmo que ele esteja muito bem enterrado no seu subconsciente... E aí, por que raios você bloga? Ou o que te faz ler um blog? Comente aí embaixo!





Adpatado de: Blog de Rua

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