terça-feira, julho 3

Sun Tzu: "Não pode com o inimigo, junte-se a ele"

UOL firma parceria com Google

Dois gigantes da internet - o portal Uol, um dos principais do Brasil , e o buscador Google, o maior do mundo - firmaram parceria. Com o acordo, o Google passa a ser uma das ferramentas de busca do Uol Busca e vai permitir até mesmo a pesquisa de vídeos.

O valor do negócio não foi revelado. “Estamos unindo, em uma parceria, a primeira e a segunda maiores ferramentas de busca da internet brasileira”, afirma Marcelo Epstejn, diretor geral do portal Uol. “É um acordo bem interessante para as duas empresas”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google no Brasil. Nenhum deles revelou detalhes financeiros da operação.

Segundo Enor Paiano, diretor de publicidade do Uol, o contrato envolve também a operação da empresa na Argentina, que é 100% controlada pelo portal. Também vale para a ferramenta de busca do site da Folha de S.Paulo, jornal que é comandado pelo Grupo Folha, controlador do portal.

A parceria permite que os internautas do Uol façam buscas sem sair do ambiente do portal, que passa a contar com um dos maiores bancos de dados do mundo virtual, com mais de 8 bilhões de documentos. Para o Google, a grande vantagem é poder conectar as dezenas de milhares de clientes que tem no Brasil à audiência do Uol.

Conforme dados do Ibope/Net­Ratings fornecidos por Epstejn, a audiência domiciliar do Uol em maio foi de aproximadamente 12 milhões de visitantes únicos. Destes, cerca de 4,3 milhões usaram o Uol Busca. No mesmo mês, o número de page views do portal foi de 1,6 bilhão, volume que o faz líder nesse segmento entre os portais brasileiros de conteúdo. Em junho, o market share do Google no mundo era de 56,3%. Isso quer dizer que, de todos os internautas que fizeram pesquisas de busca em sites no mundo, 56,3% o fizeram pelo Google. No Brasil, não há estatísticas.

Hohagen explica que a divisão de receitas entre o Uol e o Google será por meio de links patrocinados. Os clientes comerciais do Google podem optar por aparecer na página de resultados do próprio Google, na das empresas com as quais têm parceria ou, ainda, se preferirem, em ambas. No caso da parceria com o Uol, o Google vai exibir seus links patrocinados na página de resultados do Uol Busca. A divisão de receitas ocorrerá no momento em que o internauta clicar nesses links patrocinados. Cada clique vale um porcentual, que não foi divulgado. Os links patrocinados das páginas de conteúdo do portal continuam sendo do Uol. Além da tecnologia do próprio Uol, o portal disponibilizará a seus internautas a tecnologia de busca do Google.


Fonte: M&M

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