A seguir, segue uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso, que será defendido em desembro de 2007 na Universidade Estadual de Londrina - Curso de Relações Públcas, a respeito de criatividade nos negócios. Uma pesquisa interessante para os profissionais que atuam na area de comunicação interna. Compartilhando conhecimento!
Criatividade e Negócios
- Em uma pesquisa, cujo objetivo era conceituar a criatividade segundo a opinião de 189 líderes formais de empresas da Região Metropolitana de Curitiba – PR na qual 59% deles eram diretores e gerentes, e os demais, coordenadores, supervisores, chefes de setores e líderes de equipes, foi constatado que (PAROLIN, 2001: 107- 113):
- 97% dos líderes formais pesquisados concordaram em que o meio sociocultural influencia o comportamento das pessoas;
- 69% concordaram em que a cultura organizacional influencia a manifestação da criatividade nas organizações e 27% demostraram dúvidas a respeito;
- 96% concordaram em que a criatividade pode melhorar a qualidade;
- 84% concordaram em que a criatividade está presente em todas as áreas de atuação do ser humano;
- 86% concordaram em que a inovação depende da criatividade;
- 77% concordaram em que as idéias criativas nem sempre são inéditas;
- 82% admitiram acreditar que a criatividade na empresa serve para minimizar o estresse individual e grupal;
- 55% admitiram acreditar que as decisões devem ser tomadas segundo a lógica financeira;
- 78% admitiram acreditar que “brincadeira não é coisa somente de criança” (ludicidade presente no processo criativo e nos ambientes de trabalho);
- 88% concordaram em que há lugar para atitudes inovadoras nas empresas.
A pesquisa nos afirma a importancia que a criatividade, que antes era só discutida no meio artístico, tem no ambiente organizacional. Incentivar a criatividade é o novo papel da empresa e do gestor moderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário